A importância dos Alforjes no Cicloturismo.



Os Alforges são muito importantes na hora de o cicloturista arrumar suas bagagens na bicicleta ao partir para passeios ou viagens.

O alforje traseiro é básico, todo cicloturista carrega. Mas se colocar muito peso atrás, a bike ficará com tendência a levantar. Nesse caso o uso do alforje dianteiro torna-se fundamental. Para viagens longas com muito peso, como equipamento de cozinha e camping, acaba-se colocando o dianteiro também, que é um pouco menor, mas dá mais estabilidade.

Além dessas duas mochilas especiais é interessante levar também uma bolsa de guidão, para colocar máquina fotográfica, documentos, caderno de anotação e comidas rápidas como barra de cereal. Nessa bolsa também pode ir um porta mapa com a planilha, para seguir o roteiro da pedalada. Também é uma boa idéia adquirir alforjes que contenham vários bolsos, para dividir as ferramentas de alimentos, capa de chuva, entre outros.

Apesar de cada Cicloturista preferir arrumar a bagagem da sua forma, as regras básicas devem ser seguidas, como equilibrar bem os dois lados para a bicicleta não ficar pensa. Isso você faz mais ou menos a olho, tentando colocar as coisas mais pesadas no fundo do alforje, recomenda um Cicloturista mais experiente. Isso faz com que o centro de gravidade abaixe e ajude na estabilidade.
Equipe Pró Bike.