Como nasceu a Pró Bike


Estimulado pelo sucesso e pela crescente utilização da bicicleta como meio de transporte saudável, seguro e ecológica, o publicitário e empresário César Roberto Callegari até então apenas um Cicloturista desenvolveu um novo conceito através de uma marca forte para o exigente mercado ciclístico.

Praticante de Cicloturismo desde 1998, César Roberto Callegari teve sua primeira experiência com o cicloturismo, sem saber ainda o que significava este termo. Foi um passeio (então uma verdadeira viagem) de Porto Seguro onde morava até Trancoso, Bahia. Depois disso em 1.999 fez outra viagem essa, um pouco maior de Franca, SP até Catalão, GO, indo por caminhos de terra, sem equipamentos apropriados, passando por estradas pavimentadas; sendo "socorrido" pela sua namorada que futuramente viria a ser sua esposa. Não havia preparo algum ou experiência, porém havia sido "contaminado" pela paixão de seguir rumo a sua outra paixão sobre duas rodas. A partir daí seguiram-se pequenas viagens pelo interior paulista, entre Franca e Monte Alto, SP sua terra natal e de Franca a Uberlândia.

A primeira grande e verdadeira viagem cicloturística veio a ser realizada em janeiro de 2.002 juntamente com seu amigo Rodrigo Lourenço dos Reis indo de Bertioga, SP até o Rio de Janeiro.


Ainda não sabia que esta paixão de viajar de bicicleta tinha um termo específico, Cicloturismo. Tinha pouca experiência e nenhum equipamento, apenas minha bicicleta e alguns sacos que amarrava ao bagageiro da bicicleta. Apesar do utilizável equipamento disponível, não tinha condições financeiras para adquirir alforjes
e outros equipamentos imprescindíveis para a atividade. As viagens ainda possuíam características de desafio físico e psicológico, que com a experiência e o conhecimento se transformariam em prazer a apreciação.

Após várias outras pequenas e médias viagens, em janeiro de 2003 por indicação de um amigo proprietário de uma fábrica de calçados, conheceu uma pessoa em Franca, que confeccionava bolsas e que poderia produzir um tipo de Alforje para suprir as necessidades e a falta de recursos. Em agosto de 2003, realizou a primeira viagem com seu primeiro Alforje e aí o primeiro modelo da família Pró Bike. O percurso escolhido foi entre Salvador,BA e Porto Seguro, BA cidade na qual tudo havia começado. Neste meio tempo, ficava preparando os projetos para as próximas expedições onde pode colocar em prática toda experiência adquirida em 5 anos de Cicloturismo e 4 anos no curso de de Comunicação Social da Universidade de Franca.

Depois de formado e já trabalhando no Departamento de Marketing da Universidade aos poucos fui aprimorando a qualidade dos produtos Pró Bike e também revendendo aos poucos a pequena produção pela Internet no site Mercado Livre. Já em 2004 com a marca Pró Bike registrada, um site de comércio online trabalhando e uma linha de cerca de 15 produtos, César começou a levar sua empresa como ela deveria realmente funcionar. Inaugurou sua sede em Cristais Paulista onde permanece até hoje e começou a administrar sua marca com produtos exclusivos e de qualidade reconhecido internacionalmente.

O destaque da família sempre foram os Alforjes para Cicloturismo, mas devido a necessidade que o mercado impões foram surgindo diversos outros produtos dedicados exclusivamente a expedições de bicicleta ou a Cicloaventura um termo criado e adotado exclusivamente pela Pró Bike.



DE OLHO NO FUTURO
E a evolução não pára na Pró Bike. Após morar por mais de um ano nos Estados Unidos, César retornou ao Brasil e trouxe muita experiência e novidades o que fez com que a Pró Bike tornasse a ser o sucesso de vendas que é hoje.

Os produtos estão disponíves em diversos pontos de venda.

Veja a lista no portal: http://www.probike.com.br/