O que é Cicloaventura?



Até o surgimento da Cicloaventura, o ciclismo percorreu longos e apaixonantes caminhos. O desenvolvimento dessa atividade está intimamente relacionado à evolução tecnológica dessa máquina maravilhosa que vêm transportando o homem em grande parte de sua existência.

A Europa é considerada o berço da Cicloaventura, existe uma paixão por esse tipo de atividade esportiva, a infra-estrutura viária e seu excelente estado de conservação, bem como o respeito às leis de trânsito são os grandes responsáveis pelo sucesso do ciclismo. É impressionante o respeito aos ciclistas tanto nas auto-estradas com nas grandes cidades, valorização que está bem distante da cultura brasileira.

No Brasil, a Cicloaventura é uma atividade recente e pouco difundida, surgiu nos meados dos anos 70 e vêm conquistando aos poucos novos adeptos, a grande dificuldade recai na precariedade de nossas estradas, falta de uma política voltada à construção de ciclovias e o desrespeito dos motoristas aos ciclistas e as leis de trânsito.

Como o próprio nome faz entender, a Cicloaventura não é uma competição, mas uma atividade voltada para o despertar do espírito aventureiro que determinadas pessoas possuem, não se resumindo em uma simples atividade esportiva, mas em um desafio pessoal que transcendem aos nossos limites. O que leva aos adeptos dessa atividade a percorrer longas distâncias, muitas vezes desconhecidas e inexploradas, com condições climáticas das mais adversas e de grande diversidade da fauna e flora?

A resposta, por mais simples que pareça, ninguém ainda conseguiu decifrar e consensuar, mas todos concordam em dizer que a motivação para essas aventuras é muito particular, nasce em cada um, ninguém sabe de onde vem e o porquê.

A sociedade, por sua vez, e principalmente a família não entende os motivos que levam algumas pessoas a deixar seu lar, seu conforto, o amor e o carinho de seus entes queridos, para se aventurarem por caminhos novos, desconhecidos e dificuldades físicas e emocionais, as opiniões são as mais variadas, os mais tradicionais dizem que a aventura é uma “loucura”, outros menos conservadores ficam perplexos diante de tal “coragem”, existem, ainda, aqueles que concordam com os projetos e admiram, sonham até em realizá-los, mas não se dispõem a tentar desafiar e a lutar em busca de seus sonhos. A conclusão a que se chega é gratificante e lógica, a Aventura pode até ser uma loucura, mais o aventureiro é equilibrado.

O equilíbrio na Cicloaventura é fundamental, pois dela pode resultar o fracasso da aventura, tudo começa com um sonho difícil de ser realizado, assim, nasce um projeto audacioso, muitas vezes parece uma loucura, são os paradigmas já entranhados que insistem em desviar nossas atenções do que é simples é obvio, impedindo a evolução das idéias e inovações, vencida a fase de estudo da viabilidade e o planejamento das etapas preliminares, onde se tenta ponderar, em tese, todas as possibilidades de sucesso e insucesso, parte, então, para fase de execução, controle e adequação, fases operacionais que envolvem muitos colaboradores, momento que requer muita disciplina, sendo essencial o trabalho em equipe para superar obstáculos e atingir os objetivos propostos.

O desafio vivido durante a realização de um projeto pessoal envolve muita disciplina de seu idealizador, visão, comunicação, empreendedorismo, assertividade, flexibilidade, respostas rápidas, motivação, comprometimento, seriedade e efetividade estratégica como condição de sucesso.

Por fim a “bicicleta”, extensão do ciclista, companheira fiel de jornada, deve ter um tratamento vip, pois é o equipamento principal da viagem. Os seus componentes e acessórios devem ser adequados às exigências do terreno a ser percorrido, e não para por ai, durante a aventura a atenção deve ser redobrada, pois, a qualquer sinal de avaria ou desgaste, deve ser adotado o procedimento preventivo necessário, mas se mesmo assim não puderem ser evitadas as desagradáveis quebras, o ciclista deve estar apto e equipado para solucionar o problema.

Zivaldo Júnior - http://www.zivaldojr.com.br/nova/interna/materia2.php